Série Histórica

Neste documento são encontradas as séries históricas e estatísticas divulgadas pelo Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul. Os dados podem ser consultados através de tabelas e gráficos em formato excel para análises futuras.

A Organização Mundial de Turismo - OMT define o turismo como o conjunto de atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e estadas em lugares distintos do seu entorno habitual, por um período de tempo inferior a um ano, por quaisquer motivos não relacionados com o exercício de uma atividade remunerada no lugar visitado.

Os dados disponíveis, oriundos de fontes secundárias de diversas instituições, têm por objetivo disseminar, para um público diversificado (instituições governamentais, setor privado, área acadêmica, estudantes, ONGs).

Os dados do Produto Interno Bruto de Mato Grosso do Sul – PIB MS e do Valor Agregado da Produção de Mato Grosso do Sul – VA MS estão ordenados dentro de um intervalo de tempo de 10 anos, de 2010 a 2020. Já o PIB e VA das Atividades Características do Turismo de Mato Grosso do Sul – ACTs MS estão disponíveis para os anos de 2013 a 2017.

A série de dados do Fluxo de Passageiros em Mato Grosso do Sul por Meios de Transporte e CADASTUR MS estão disponíveis de 2007 a 2022. Já as Chegadas de Turistas Internacionais em Mato Grosso do Sul por Via de Acesso Terrestre e o Perfil da Demanda Internacional em Mato Grosso do Sul estão disponíveis de 2007 a 2019. Em virtude da pandemia de Covid-19 a pesquisa de Perfil da Demanda Internacional não foi realizada pelo Mtur em 2020.

Os temas contemplados reúnem um acervo de dados oficiais que pretendem retratar a realidade do Turismo em MS em seus números mais significativos, cobrindo períodos tão longos quanto possíveis.

RESUMO DA SÉRIE HISTÓRICA DO TURISMO MS - 2007-2022, acesso aqui.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.