A Fundação de Turismo de MS é finalista em duas categorias da 2a edição dos Prêmios Ibero-americanos DTI 2025, no segmento Organizações, sendo elas : Governança (Observatório do Turismo de MS) e Tecnologia e Gestão de Dados (Alumia – Plataforma de Inteligência Turística de Mato Grosso do Sul).
O objetivo deste prêmio é destacar e premiar as conquistas de instituições públicas, privadas e mistas no âmbito do modelo DTI. Para isso, os candidatos são incentivados a apresentar as soluções mais sustentáveis, inovadoras e inclusivas nas diversas categorias definidas, conseguindo assim indicações para a segunda edição do Prêmio DTI Ibero-Americano.
O termo “DTI” (Destino Turístico Inteligente) é uma estratégia adotada pelo Ministério do Turismo que busca incentivar os estados a avançarem na execução de iniciativas para aperfeiçoar, em várias áreas, os destinos do país.
Este reconhecimento internacional posiciona destinos, empresas e organizações como líderes em turismo sustentável, acessível e inovador. A visibilidade alcançada por meio desses prêmios impulsiona a projeção global das iniciativas de destaque, inspirando outros destinos a replicar essas práticas. Desta forma, a Rede Ibero-Americana DTI busca fortalecer alianças para o desenvolvimento turístico responsável e competitivo na região.
O Observatório de Turismo de MS está na final do DTI Awards 2025 concorrendo com a Colômbia e o Peru. Já na categoria de Tecnologia e Gestão de Dados a Fundtur concorre com uma iniciativa peruana e outra brasileira, conforme destacado a seguir:
Segmento de Organizações:
- Rede de Limpeza e Conservação do Nosso Patrimônio – Fundação Tucultura. Colômbia.
- Observatório de Turismo de Mato Grosso do Sul – Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. Brasil.
- Disposições para a Governança e Gestão de Destinos Turísticos e principais resultados – Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Peru. Peru.
Segmento de Organizações:
- PROMPERÚ Turismo em Serviço – Comissão de Promoção do Peru para Exportações e Turismo PROMPERÚ, Peru.
- Guia Digital Interativo, Embratur, Brasil.
- Alumia – Plataforma de Inteligência Turística de Mato Grosso do Sul – Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Brasil.
De acordo com a Dra. Danielle Cardoso de Moura, Gerente do Observatório do Turismo e Coordenadora Geral da Alumia na Fundtur “estar entre os finalistas em duas categorias do prêmio sinaliza o quanto a gestão baseada em dados e como os observatórios se tornaram importantes para o conhecimento e desenvolvimento do Turismo, estimulando que a produção de inteligência seja pautada em metodologias validadas e por meio do uso de ferramentas de informação que influenciam na melhoria dos processos de gestão e no subsídio as tomadas de decisão e políticas públicas”.
As iniciativas foram selecionados por um grupo de jurados especialistas na primeira fase. Entretanto, para a escolha do premiado entre os finalistas a votação ocorre via Instagram, para tanto, seguem as orientações abaixo:
1° Passo: Seguir o perfil do Instagram @feriafidi
2° Passo: Curtir o post das duas categorias/Organizações
3° Passo: Comentar em cada um dos posts
Vote até o dia 10/03/2025 para o Observatório e até o dia 13/03/2025 para a Alumia.
▶️ Categoria Tecnologia e Gestão de Dados- Segmento Organizações
Alumia – Plataforma de Inteligência Turística de MS
https://www.instagram.com/p/DG15XljMBc9
▶️ Categoria Governança – Segmento Organizações
Observatório do Turismo de MS
https://www.instagram.com/share/p/BAQtko0HQj
FIDI 2025
A Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) é um evento único que convida as pessoas a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI. Esta convenção itinerante reúne profissionais, empresas, líderes, empreendedores inovadores, instituições, estudantes, especialistas em turismo, organizações não governamentais e autoridades públicas nas áreas de turismo e tecnologia do mundo todo.
É organizado pelo Instituto Cidades do Futuro, líder em inovação e desenvolvimento no setor de turismo na América Latina. Com uma sólida trajetória, eles acompanharão mais de 35 destinos turísticos na adoção de tecnologias de pontes e modelos inteligentes de gestão.
A edição de 2025 ocorrerá de 19 a 22 de março de 2025, em Bonito no Mato Grosso do Sul.