Sobre o Observatório

APRESENTAÇÃO:

O Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, foi implantado no ano de 2017, com o intuito de contribuir com o aprimoramento do conhecimento sobre o setor e o impacto proporcionado pelo mercado de viagens na economia do Estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Lei do Turismo (nº 11.771 de 17 de setembro de 2008), “É considerado Turismo as atividades realizadas por pessoas físicas durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a 1 (um) ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras”.

Portanto, é o setor da economia responsável por mensurar o impacto de todas as atividades relacionadas com a movimentação decorrente das viagens como: transporte de passageiros, hospedagem, alimentação, alguns segmentos do comércio como as agências de viagem e artesanato; equipamentos destinados ao lazer, entretenimento, eventos como os culturais, esportivos, estudos e pesquisas, sendo estas atividades de comércio e serviços identificados como prestadores de serviços turísticos.

Pelos indicadores básicos do Turismo no Mato Grosso do Sul, a movimentação desencadeada pela população flutuante, vem apresentando números significativos, indicando a importância do segmento de viagens e turistas na economia do Estado, implicando nesse sentido a necessidade de mensurar a atividade visando identificar seu impacto na economia que consequentemente, vai estabelecer novos parâmetros para alocação de recursos públicos e investimentos na atividade.

MISSÃO:

Monitorar o desempenho do turismo no Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de estudos, pesquisas e a divulgação de indicadores, visando subsidiar a tomada de decisões dos agentes públicos e privados.

COMPETÊNCIAS:

I - Desenvolver estudos e pesquisas que permitam um melhor conhecimento da oferta e demanda turística, visando dar suporte ao planejamento, gestão e monitoramento na Fundação de Turismo de MS, bem como, disponibilizar dados e indicadores para instituições de ensino, imprensa e investidores visando contribuir para tomada de decisões e captação de investimentos.

II - Propor e estabelecer instrumentos para a produção de pesquisas, afim de gerar relatórios estatísticos que contribuam com uma maior qualidade e credibilidade, na busca por informações do setor turístico do Estado de Mato Grosso do Sul.

III - Subsidiar com informações, diagnósticos e relatórios estatísticos, a Diretoria de Desenvolvimento do Turismo e Mercado na definição de diretrizes, elaboração e planejamento de programas e projetos vinculados às finalidades e competências da FUNDTUR.

IV - Dar suporte à inteligência de marketing, à inteligência comercial e outros setores da FUNDTUR, por meio de banco de dados, estudos, pesquisas e estatísticas sobre o turismo.

V - Promover a convergência das pesquisas e estudos realizados pelo Observatório de Turismo de MS e de instituições parceiras com vistas a ampliar o conhecimento em torno dos indicadores resultantes das pesquisas realizadas.

VI - Compilar e tratar as informações obtidas por outros observatórios de turismo do estado, com o intuito de uniformizar a metodologia das pesquisas realizadas, aumentando assim a abrangência destas e difundindo a importância da realização destes levantamentos.

VII - Disponibilizar de forma regular e periódica boletins informativos os quais serão publicados afim de atender gestores públicos e privados, profissionais, imprensa, estudantes e interessados na atividade turística do estado.

EQUIPE TÉCNICA

Danielle Cardoso de Moura
Gerente
Turismóloga
Telefone: 67 3318-7696
E-mail: dmoura@fundtur.ms.gov.br

Camille Sahib Guimarães
Administradora
Telefone: 67 3318-7647
E-mail: ccitino@fundtur.ms.gov.br

Eliomar Vieira Junior
Analista de Sistemas
Telefone: 67 3318-7696
E-mail: evieira@fundtur.ms.gov.br

Thatiane Poiato Castelani Coelho
Turismóloga
Telefone: 67 3318-7649
E-mail: tcastelani@fundtur.ms.gov.br

 

LEGISLAÇÃO 

Atualização do Estatuto da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR) com a inserção da Gerência do Observatório do Turismo de MS (DECRETO Nº 16.173, DE 4 DE MAIO DE 2023).

Regimento Interno da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (PORTARIA FUNDTUR N. 12, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2021), com a inserção dos Núcleos de Pesquisa  e  de Inteligência de Mercado.

LEI ESTADUAL DO TURISMO DE MATO GROSSO DO SUL (LEI Nº 5.224, DE 9 DE JULHO DE 2018)

CONSELHO ESTADUAL DO TURISMO DE MATO GROSSO DO SUL (RESOLUÇÃO “P” SEMAGRO n. 072, DE 11 DE SETEMBRO DE 2018)

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.