APRESENTAÇÃO:
O Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, foi implantado no ano de 2017, com o intuito de contribuir com o aprimoramento do conhecimento sobre o setor e o impacto proporcionado pelo mercado de viagens na economia do Estado de Mato Grosso do Sul.
De acordo com a Lei do Turismo (nº 11.771 de 17 de setembro de 2008), “É considerado Turismo as atividades realizadas por pessoas físicas durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a 1 (um) ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras”.
Portanto, é o setor da economia responsável por mensurar o impacto de todas as atividades relacionadas com a movimentação decorrente das viagens como: transporte de passageiros, hospedagem, alimentação, alguns segmentos do comércio como as agências de viagem e artesanato; equipamentos destinados ao lazer, entretenimento, eventos como os culturais, esportivos, estudos e pesquisas, sendo estas atividades de comércio e serviços identificados como prestadores de serviços turísticos.
Pelos indicadores básicos do Turismo no Mato Grosso do Sul, a movimentação desencadeada pela população flutuante, vem apresentando números significativos, indicando a importância do segmento de viagens e turistas na economia do Estado, implicando nesse sentido a necessidade de mensurar a atividade visando identificar seu impacto na economia que consequentemente, vai estabelecer novos parâmetros para alocação de recursos públicos e investimentos na atividade.
MISSÃO:
Monitorar o desempenho do turismo no Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de estudos, pesquisas e a divulgação de indicadores, visando subsidiar a tomada de decisões dos agentes públicos e privados.
COMPETÊNCIAS:
I - Desenvolver estudos e pesquisas que permitam um melhor conhecimento da oferta e demanda turística, visando dar suporte ao planejamento, gestão e monitoramento na Fundação de Turismo de MS, bem como, disponibilizar dados e indicadores para instituições de ensino, imprensa e investidores visando contribuir para tomada de decisões e captação de investimentos.
II - Propor e estabelecer instrumentos para a produção de pesquisas, afim de gerar relatórios estatísticos que contribuam com uma maior qualidade e credibilidade, na busca por informações do setor turístico do Estado de Mato Grosso do Sul.
III - Subsidiar com informações, diagnósticos e relatórios estatísticos, a Diretoria de Desenvolvimento do Turismo e Mercado na definição de diretrizes, elaboração e planejamento de programas e projetos vinculados às finalidades e competências da FUNDTUR.
IV - Dar suporte à inteligência de marketing, à inteligência comercial e outros setores da FUNDTUR, por meio de banco de dados, estudos, pesquisas e estatísticas sobre o turismo.
V - Promover a convergência das pesquisas e estudos realizados pelo Observatório de Turismo de MS e de instituições parceiras com vistas a ampliar o conhecimento em torno dos indicadores resultantes das pesquisas realizadas.
VI - Compilar e tratar as informações obtidas por outros observatórios de turismo do estado, com o intuito de uniformizar a metodologia das pesquisas realizadas, aumentando assim a abrangência destas e difundindo a importância da realização destes levantamentos.
VII - Disponibilizar de forma regular e periódica boletins informativos os quais serão publicados afim de atender gestores públicos e privados, profissionais, imprensa, estudantes e interessados na atividade turística do estado.
EQUIPE TÉCNICA
Danielle Cardoso de Moura
Gerente
Turismóloga
Telefone: 67 3318-7696
E-mail: dmoura@fundtur.ms.gov.br
Camille Sahib Guimarães
Administradora
Telefone: 67 3318-7647
E-mail: ccitino@fundtur.ms.gov.br
Eliomar Vieira Junior
Analista de Sistemas
Telefone: 67 3318-7696
E-mail: evieira@fundtur.ms.gov.br
Thatiane Poiato Castelani Coelho
Turismóloga
Telefone: 67 3318-7649
E-mail: tcastelani@fundtur.ms.gov.br
LEGISLAÇÃO
LEI ESTADUAL DO TURISMO DE MATO GROSSO DO SUL (LEI Nº 5.224, DE 9 DE JULHO DE 2018)