A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul se destacou na FIDI (Feira Internacional de Destinos Inteligentes) 2025, ao conquistar três prêmios no Prêmio Ibero-Americano de Destinos Inteligentes na noite do dia 19 de março de 2025. A premiação reconhece iniciativas inovadoras em sustentabilidade, tecnologia, acessibilidade e governança, reforçando o protagonismo do estado na transformação do turismo por meio de soluções inteligentes e sustentáveis.
Na categoria Governança, pela votação popular, o “Observatório do Turismo de MS” recebeu o prêmio pelo seu papel estratégico na gestão e análise de dados turísticos. Já na categoria Tecnologia e Gestão de Dados, tanto pelo voto popular quanto pelo júri técnico, a “Alumia – Plataforma de Inteligência Turística de MS” se destacou pela inovação na coleta e uso de informações para aprimorar o desenvolvimento do setor.
Representantes do Observatório do Turismo de MS
De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Turismo, Bruno Wendling, os prêmios recebidos são frutos de uma construção que vem desde 2017. “Estamos muito felizes por esse reconhecimento! Sempre valorizamos a tomada de decisão baseada em dados, contando com uma plataforma robusta e uma base de informações sólidas. Esse trabalho em conjunto com o trade fortalece a governança e consolida, cada vez mais, Mato Grosso do Sul como referência na gestão do turismo no Brasil”.
“É uma satisfação muito grande, estarmos fazendo essa entrega. É um reconhecimento de fato de todo o trabalho que estamos desenvolvendo na fundação, desde de 2017 com a implementação do observatório de turismo”, enfatiza a gerente do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, Danielle Moura.
FIDI 2025
A Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI) é um evento único que convida as pessoas a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI. Esta convenção itinerante reúne profissionais, empresas, líderes, empreendedores inovadores, instituições, estudantes, especialistas em turismo, organizações não governamentais e autoridades públicas nas áreas de turismo e tecnologia do mundo todo.
É organizado pelo Instituto Cidades do Futuro, líder em inovação e desenvolvimento no setor de turismo na América Latina. Com uma sólida trajetória, eles acompanharão mais de 35 destinos turísticos na adoção de tecnologias de pontes e modelos inteligentes de gestão.
A edição de 2025 ocorreu de 19 a 22 de março de 2025, em Bonito no Mato Grosso do Sul.
Os projetos premiados
Observatório do Turismo de MS
O Observatório do Turismo de MS, tem o objetivo de contribuir com o aprimoramento do conhecimento sobre o setor e o impacto proporcionado pelo mercado de viagens na economia do Estado de Mato Grosso do Sul.
Busca desenvolver estudos e pesquisas que permitam um melhor conhecimento da oferta e demanda turística, visando dar suporte ao planejamento, gestão e monitoramento na Fundação de Turismo de MS, bem como, disponibilizar dados e indicadores para instituições de ensino, imprensa e investidores visando contribuir para tomada de decisões e captação de investimentos.
Alumia
Alumia é a plataforma de Inteligência Turística de Mato Grosso do Sul, que oferece dados aos empresários e gestores do estado. A plataforma foi desenvolvida com base em dados primários coletados pelo Observatório de Turismo do MS, dados de fontes oficiais e órgãos de estado, e ainda de Big Data. Os dados estabelecem o perfil do turista, contagem de fluxos de passagens, atrativos mais visitados e muitos mais.