O Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTURMS) participou, na última semana (nos dias 28 a 30 de maio de 2024), em Manaus, do 8º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo – RBOT 2024, com representantes dos observatórios de turismo de estados e municípios de todas as regiões do País, além de representantes da Embratur e do Ministério do Turismo.
O encontro tem o objetivo de reunir os mais de 60 observatórios de turismo espalhados pelo Brasil para compartilhar conhecimento e experiências no que se refere ao tratamento de dados com enfoque na governança dos destinos turísticos, além de informações relacionadas à atividade turística e, desse modo, subsidiar a definição de políticas públicas, planejamento e tomada de decisões voltadas para o desenvolvimento do turismo.
Com o tema “os dados como alicerces na governança dos destinos turísticos”, o evento realizou mesas de debates em que o Observatório do Turismo de MS compartilhou os modelos de inovação e inteligência de mercado no turismo a partir das contribuições da Fundtur, demonstrando os avanços na forma da análise de dados de inteligência a partir do uso da Alumia - Plataforma de Inteligência Turística de MS, lançada em 26 de julho de 2023.
"A presença do Observatório do Turismo de MS no 8º Encontro da RBOT foi de suma importância, de modo a reforçar o engajamento em prol da inovação na compreensão do turismo sul-mato-grossense. Encontros como este possibilitam partilhar de momentos de reflexão e conexão com boas práticas, ao passo que, oportuniza ainda a busca de soluções frente aos desafios em comum", disse a Dra. Danielle Moura, Gerente do Observatório do Turismo de MS.
O Observatório do Turismo de MS
O Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, foi implantado no ano de 2017, com o intuito de contribuir com o aprimoramento do conhecimento sobre o setor e o impacto proporcionado pelo mercado de viagens na economia do Estado de Mato Grosso do Sul, tendo como missão monitorar o desempenho do turismo no Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de estudos, pesquisas e a divulgação de indicadores, visando subsidiar a tomada de decisões dos agentes públicos e privados.
Publicado por: Danielle Cardoso de Moura