A Plataforma Alumia – a Plataforma de Inteligência Turística de Mato Grosso do Sul – desenvolvida pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF/MS), conquistou a medalha de prata no Prêmio Nacional de Turismo, a mais importante premiação do setor no Brasil, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Conselho Nacional do Turismo (CNT). A iniciativa foi reconhecida na categoria Gestão de Dados e Inteligência do Turismo, que destaca projetos inovadores capazes de transformar a gestão e fortalecer o desenvolvimento do setor no país. A cerimônia de premiação foi realizada na noite de quarta-feira (03), em Brasília (DF), reunindo autoridades, profissionais e representantes de todo o país.
A premiação é um dos mais importantes tributos ao trabalho de instituições, organizações e profissionais comprometidos com o avanço do turismo brasileiro. O reconhecimento celebra iniciativas que impulsionam a geração de emprego e renda, promovem inclusão social e contribuem para a sustentabilidade ambiental — pilares essenciais de um dos setores mais promissores da economia nacional.
Ferramenta inédita no Brasil, a Alumia foi lançada em julho de 2023, com consultoria da Sprint Dados, e é mantida pelo Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul. A plataforma integra dados primários, secundários e Big Data, apresentando mais de 40 painéis interativos oriundos de 30 fontes distintas, análises preditivas e informações de mercados competidores. Desde seu lançamento, já registrou mais de 23 mil visualizações, 680 usuários e produziu 17 boletins e um sumário executivo.
Com seis módulos públicos e um módulo restrito, a Alumia disponibiliza indicadores essenciais para a gestão turística, incluindo demanda, malha aérea, comportamento de busca, interações online, hospedagem e perfil do público de eventos. Com isso, consolida-se como referência estadual em inteligência turística e uma das plataformas mais avançadas do país em seu segmento.
Para a coordenadora geral da Alumia na Fundtur e gerente do Observatório do Turismo de MS, Danielle Cardoso de Moura ” esse é um momento profundamente especial. Este reconhecimento confirma a importância da inovação e da gestão baseada em dados para transformar destinos e fortalecer o turismo brasileiro. E ressalta ainda que, “este prêmio também evidencia o papel essencial dos observatórios de turismo no Brasil,
responsáveis por produzir conhecimento, monitorar tendências e subsidiar políticas públicas com evidências — bases indispensáveis para a profissionalização do setor”.
Ao receber a premiação, Mato Grosso do Sul se destaca ao lado de outras importantes iniciativas do país, como o Observatório de Turismo de Minas Gerais e o Centro de Inteligência da Economia do Turismo de São Paulo, que ficaram em primeiro e terceiro lugares na categoria.
Além da iniciativa premiada, o Observatório do Turismo/FundturMS também comemora a dobradinha, já que a Gerente Danielle Cardoso de Moura, foi indicada na categoria Profissionais – Governo/Técnicos ficando com o bronze. “Este prêmio reafirma meu compromisso de seguir contribuindo para um turismo mais profissional, inovador e sustentável — um turismo que gere oportunidades, fortaleça territórios e coloque as pessoas no centro das decisões”, destaca a profissional premiada.
Nesta edição, o prêmio recebeu 379 inscrições. Ao final, projetos públicos, privados e do terceiro setor foram reconhecidos em 12 categorias, entre elas governança, inteligência de dados, afroturismo, sustentabilidade e inclusão social.
