Publicado livro Multidimensionalidade do Turismo no Mato Grosso do Sul

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, dezembro 12, 2022 as 13:08 | Voltar

O livro organizado por Patrícia Martins e Simone Mamede busca retratar o turismo, suas peculiaridades e territorialidades pautando-se em pesquisas, relatos de experiências, trabalhos e estudos realizados nas últimas décadas nesta Unidade Federativa, abordando temas diversos, como receptividade, planejamento, gestão, governança, políticas públicas, formação, segmentos e estruturações turísticas no segundo mais novo estado do Brasil.

A obra é dividida em três partes, sendo elas: 1) a multidimensionalidade do Turismo no Mato Grosso do Sul, 2) panoramas do turismo no MS e; 3) interfaces do turismo no MS e contou com a contribuição da Fundação de Turismo de MS em 3 capítulos.

No segundo capítulo, Bruno Wendling (Diretor-Presidente da Fundtur), aborda um tema de extrema importância para o turismo: “Mercado de turismo e sustentabilidade – é possível?”. A partir de suas diversas experiências na iniciativa privada e, mais recentemente, como diretor-presidente da Fundação de Turismo do MS, tece considerações a respeito do tema, trazendo a experiência de Mato Grosso do Sul.

No capítulo 3, Geancarlo de Lima Merighi (Diretor de Desenvolvimento do Turismo da Fundtur) apresenta o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) proposto pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento da atividade turística. O autor destaca, ainda, a importância das Instâncias de Governança Regional nesse processo de regionalização e traz o histórico da regionalização em Mato Grosso do Sul, com detalhes importantes para que se possa entender a configuração das atuais Regiões Turísticas.

E no capítulo 4, “Observatório do Turismo no Mato Grosso do Sul”, Danielle Cardoso de Moura (Gerente do Observatório do Turismo de MS), apresenta a importância e o papel dos observatórios de turismo, que tem papel imprescindível na divulgação de informações e indicadores que subsidiam as tomadas de decisão dos agentes públicos e privados.

Para acessar a obra completa basta clicar aqui: