Resultado da Pesquisa Demanda Regional – Sondagem do Turista Sul-Mato-Grossense em Potencial

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, dezembro 18, 2020 as 18:31 | Voltar

A Fundação de Turismo de MS (Fundtur) realizou uma pesquisa que visou levantar informações sobre os hábitos de viagem dos moradores do Estado antes da pandemia de Covid-19, bem como as possíveis mudanças no comportamento e/ou escolhas desses turistas durante e depois da pandemia. O Observatório de Turismo de MS (ObservaturMS) em parceria com os Observatórios de Turismo de Bonito, de Campo Grande e de Corumbá - elaborou uma pesquisa, feita através do formulário googledocs, a qual foi  compartilhada por meio das redes sociais e pelo aplicativo Whatsapp com moradores do Mato Grosso do Sul, alcançando uma amostra de 567 respondentes válidos.

A pesquisa em questão, identificou que mais da metade dos turistas regionais tinham como hábito de viagem por motivos pessoais, uma frequência de viagem de duas vezes ou mais de duas vezes por ano. No entanto, por motivações de negócios/trabalho para a maioria dos respondentes (31,2%) não se aplicava, visto que não realizavam viagens com tal motivação. Contudo, aqueles que sinalizaram viajar a trabalho/negócios o fazem mais de duas vezes por ano em sua maioria.

Destaca-se que 89,2% dos sul-mato-grossenses tinham pretensão de viajar em 2020. No entanto, aqueles que tinham pretensão de viagem, mais de 2/3 (78,3%) cancelaram ou adiaram as viagens. Os respondentes que mantiveram (21,7%) realizaram as viagens em sua maioria no mês de outubro (31%). Destaca-se ainda que 29% dos entrevistados apontaram que realizarão viagens em dezembro. Observa-se que entre os meses de março e agosto poucos respondentes realizaram alguma viagem.

A respeito do próximo destino, a pesquisa apontou que os sul-mato-grossenses pretendem visitar em sua maioria a capital de outro Estado (27,7%), seguido dos que pretendem visitar municípios do interior de MS (27,5%) e ainda, os que pretendem visitar o interior de outro Estado (22,2%) totalizando 77,4% da amostra. Pretendem viajam com familiares que moram na mesma casa (71,6%), sendo que a reserva da viagem deverá ser feita num período de 2 a 5 meses de antecedência.

As questões de sanitização são importantes para dar a segurança aos viajantes, 41,8% dos entrevistados se sentem seguros para realizar as viagens no próprio Estado com as medidas de biossegurança adotadas para garantir a saúde dos viajantes.

Os resultados servirão para nortear ações com foco no turismo regional, balizando a tomada de decisão e o fomento a políticas públicas.

Para acessar o material completo clique aqui.