Retrospectiva 2020 – Documento Referencial (Volumes 1 e 2)

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, fevereiro 17, 2021 as 15:03 | Voltar

Em razão da pandemia da Covid-19 o ano de 2020 registrou seu pior ano da história no turismo mundial conforme destaca a Organização Mundial do Turismo (OMT), ano esse em que se registrou uma queda de 74% nas chegadas internacionais, o que corresponderia a 1 bilhão de chegadas internacionais a menos em relação ao ano anterior.

Ao compararmos com a crise de 2009, o declínio registrado durante a crise econômica global foi de 4%. De acordo com o último Barômetro Mundial do Turismo (OMT), a crise colocou em risco entre 100 e 120 milhões de empregos diretos no turismo, a grande parte em pequenas e médias empresas.

No que tange ao cenário brasileiro, os dados de emprego do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que, de março a novembro de 2020, 437,9 mil postos formais de trabalho foram eliminados no setor, o que representa uma queda de 12,5% na força de trabalho dessas atividades. Salienta-se ainda que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo  (CNC) calculou ainda que, em 10 meses (de março a dezembro), o turismo brasileiro perdeu R$ 261,3 bilhões – o equivalente a mais de quatro meses de faturamento.

Diante do exposto, o Observatório do Turismo do MS pretende com esse documento unificar em um único documento as ações tomadas pela Fundação de Turismo de MS, bem como diversos materiais que foram produzidos ao longo de 2020 por instituições e entidades, além das medidas adotadas em âmbito municipal, estadual e federal, com vistas a orientar e informar os gestores públicos e privados do setor do Turismo sul-mato-grossense, e ainda as entregas realizadas pelo ObservaturMS.

O documento foi organizado em 2 volumes de modo a otimizar o acesso ao conteúdo , para acessar basta clicar abaixo:

Publicado por: Danielle Cardoso de Moura

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.